Instrumento


Teórico-Prático


Classes Conjunto


Iniciação Musical


Instrumento

CORDAS

e-mail: anacristinamikus@ccm-inforartis.org

Ana Cristina Fernandes Mikus, estudou no Conservatório de Música do Porto e um ano na Bélgica na Academia de Bruxelas. Em 2013 concluiu o mestrado na Universidade Católica do Porto. Leccionou na Artave durante vários anos e presentemente é professora no Centro de Cultura Musical, onde entrou, em 1991.

e-mail: anamargaridasousa@ccm-inforartis.org

Natural da cidade do Porto, nasceu em 1987. Iniciou os seus estudos musicais em 1999, ano em que foi admitida na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE na classe de Contrabaixo do professor Alexandre Samardjiev. Em 2004 e 2005 participou no 5º e 6º Estágios Nacionais da Orquestra Aproarte, onde teve oportunidade de trabalhar com o Maestro Ernst Schelle e os solistas Boris Berezovsky e Nelson Freire. Realizou inúmeras Masterclasses com professores e solistas como Michael Wolf, Adriano Aguiar, Florian Pertzborn, Bartosz Sikorski, Bernard Salles, Thomas Martin, Petia Bagovska e Massimiliano Rizzoli. É licenciada em Música, Ramo de Cordas, variante de Contrabaixo pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – ESMAE, e mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho. Participou em inúmeros projetos artísticos como música freelancer. Leciona a disciplina de Contrabaixo desde 2010.

e-mail: beatrizcardona@ccm-inforartis.org

Concluiu o mestrado em Ensino da Música Universidade do Minho. Trabalhou com a Orquestra internacional Phoenix, Orquestra Sinfónica Gulbenkian, Orquestra de Câmara NovNorte, Orquestra do Norte, Orquestra Ópera no Património e na Orquestra do Bomtempo. Participou no Estágio da Orquestra Gulbenkian. Foi membro Orquesta Joven da Extremadura e da Orquestra Sinfónica de Ávila (Espanha). Frequentou cursos de aperfeiçoamento de técnica instrumental com os professores Luís Cunha, Gian Paolo Peloso, Gabriel Croitoru, Roberto Muttoni, Alexei Mijilin, Anni Schnach, Searmi Park, Frank Stadler, Suzanne Martens e Yossi Zivoni. Em música de câmara teve a oportunidade de trabalhar em Quarteto de Cordas e Quinteto de Cordas, trio (violino, clarinete e piano) com os professores António Soares, Nuno Meira, Elizabeth Bradley, Predrag Katanic, Jorge Alves e Madalena Soveral.

 e-mail: carlamarques@ccm-inforartis.org

Natural da Trofa, nasceu em 1989. Iniciou os estudos musicais em 2001 na ARTAVE na classe do Professor José Manuel David e, posteriormente, com a professora Teresa Correia. Licenciou-se em Música, ramo de corda e variante Viola d’arco pela ESMAE, sob a orientação do Professor Ryszard Wóycicki. É Mestre em Ensino da Música pela Universidade do Minho. Participou em Masterclasses orientados por Paul Wakabashi, Ryszard Wóycicki, Marc Tooten, Toby Hoffman, Avri Levitan, Diemut Poppen, Anabela Chaves, Jorge Alves e Gérard Caussé. Foi premiada com uma Menção Honrosa ex-áqueo na 2ª Edição do Concurso de Instrumentos de Arco do Alto Minho na Classe E (2008), o 3º Prémio na Categoria Superior do Concurso Paços Premium (2012) e uma Menção Honrosa no II Concurso de Música de Câmara da ESMAE na formação de quarteto de cordas e clarinete apresentando-se, com a mesma formação, no Festival Harmus. Foi ainda distinguida pelo “Prémio Rotary Club Porto Foz/Veloso & Troca, Lda” (2011). Já colaborou com as Orquestras J.futura (Trento, Itália), Sinfónica do Porto-Casa da Música, Orquestra Filarmonia das Beiras, Clássica de Espinho, Filármónica Portuguesa e integra a Orquestra de Guimarães. No âmbito da pedagogia tem participado em várias formações promovidas pela ESTA e pela APVDA na área da pedagogia do instrumento com Jenny Spanogue, Ivo-Jan van der Werff, Claudio Forcada e Fredi Gerling. Já lecionou na Academia de Música de Costa Cabral e na Academia de Música de Viatodos. Em 2019, foi júri convidada do 6o Concurso Interno de Cordas do Conservatório de Música de Guimarães.

e-mail: catarinarodrigues@ccm-inforartis.org

Licenciou-se em Música, na variante de execução (violino) pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, sob a orientação do professor Vítor Vieira. É Mestre em Ensino da Música pela ESMAE e ESE – Escola Superior de Educação. Frequentou masterclasses com Alexei Mijlin, Ani Schnarch, Zofia Woycicka, Roberto Muttoni, Augusto Trindade, entre outros. No âmbito orquestral trabalhou com os maestros Ernst Schelle, Colin Metters, Emílio de César, Christophe Millet, Christoph König, Raf de Keninck e Andreas Stoehr.

e-mail: duartefaria@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos no Orfeão Famalicense na classe de Bandolim do Professor Carlos Carneiro. Em 1983 ingressou no CCM no Curso Articulado de Música na Classe do Professor de Violino, António Soares. Posteriormente em 1989, na classe do mesmo Professor, ingressou no Curso de Instrumentista de Cordas na Escola Profissional de Música do Vale do Ave – ARTAVE. Realizou a sua formação superior em Violino na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE na classe da Professora Zofia Woycicka onde também estudou com os Professores Alberto Gaio Lima e Gerardo Ribeiro. Em 2013 concluiu o Mestrado em Ensino Especializado da Música realizado na Universidade Católica Portuguesa. Como violinista foi admitido na Orquestra do Norte em 1994 onde realizou durante 3 anos inúmeros concertos em Portugal e Espanha sob a direção do Maestro José Ferreira Lobo. Em 1998 integrou a Orquestra Sine Nomine sediada na Igreja da Lapa do Porto que apresentou em Concertos algumas das obras corais-sinfónicas mais relevantes no panorama da música clássica ocidental. Como Professor de Violino lecionou de 1995 a 1998 na ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela e foi admitido no Centro de Cultura Musical em 1997. Entre 2011 e 2022 assumiu no CCM o cargo de Diretor Didático das Classes de Conjunto. Faz parte da Coordenação Pedagógica desde 2009 sendo atualmente elemento constituinte do Conselho Pedagógico do CCM tendo a seu cargo a Direção Pedagógica dos Polos de Vila Nova de Famalicão e da Fundação Castro Alves (Bairro).

e-mail: filipaandre@ccm-inforartis.org

Licenciada e Mestre em Ensino da Música, pela ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) na classe do Professor Jed Barahal. Durante o ano de 2019 foi docente na Academia de Música de Trancoso, na Escola de Música da A.D.R.C. de Aguiar da Beira e no Centro de Formação Musical de Mêda. Fez parte do corpo docente do Conservatório de Terras de Santa Maria e da Academia de Música Grupo Estrela de Argoncilhe até ao ano de 2021. Actualmente leciona no CCM e na Academia de Música de Espinho. 

e-mail: joaogoncalves@ccm-inforartis.org

Em 2015 ingressa a Universidade do Minho para obter o grau de Mestre em ensino da Música. No ano letivo de 2020/2021 passa a ser professor da classe de Contrabaixo no Centro de Cultura Musical, o qual se mantém desde então. Participou ativamente em várias formações do âmbito pedagógico para enriquecer os seus conhecimentos. Em 2024, juntamente com outros professores conceituados no ensino do contrabaixo apresentou um trabalho/investigação sobre o Ensino de Contrabaixo em Portugal na conferência internacional da ESTA Porto 2024. 

e-mail: joaosemedo@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos no Conservatório de Artes Canto Firme – Tomar no ensino articulado no instrumento de guitarra clássica em 2008. Frequentou o curso profissional de instrumentista de cordas e teclas na Escola Jácome Ratton com parceria com o seu conservatório em 2011 e prosseguiu os seus estudos no ensino superior de Música na componente de Instrumento de Guitarra Clássica em 2015 na Universidade do Minho com o professor Ricardo Barceló, onde também realizou o curso de mestrado em ensino de música em 2019 sob orientação do mesmo professor, efetuando o estágio no conservatório Bomfim em Braga em 2020. Durante o seu período de estudos no Conservatório aprendeu guitarra clássica com vários professores, como Duarte Lamas, Margarida Fernandes, João Henriques, Bruno Ribeiro e Romeu Ornelas, onde realizou audições e vários concertos em nome da escola, participou na orquestra de guitarras do conservatório, chegando a atingir o 1º lugar no Concurso de Orquestra de Guitarras do Fundão em 2013 e fez parte do Coro Canto Firme durante esse período. Frequentou diversas masterclasses com professores variados, entre eles Pedro Rufino, Miguel Carvalhinho, João Diogo Leitão, Nuno Sá, Nuno Cachada e Dejan Ivanovic. Como atividade profissional, lecionou guitarra clássica na Academia de Música da Escola Alfacoop, para além de guitarra elétrica, baixo elétrico e ukulele em 2018 e 2019. Foi elemento do coro Vozes de Braga de 2018 a 2020 e atualmente é professor de guitarra clássica no CCM – Centro de Cultura Musical e na Casa da Música de Famalicão desde 2021.

e-mail: josealexandretedim@ccm-inforartis.org

Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho (2024), onde também concluiu a licenciatura em 2019, na classe do Professor Pavel Gomziakov. Iniciou o seu percurso musical no Conservatório de Música do Porto, tendo terminado o Curso Secundário de Música em 2016, na classe da Professora Oxana Chvets. A sua formação foi enriquecida com a participação em diversas masterclasses com professores como Paulo Gaio Lima, Levon Mouradian, Jed Barahal e Vicente Chuaqui. No âmbito pedagógico, integrou o corpo docente do Conservatório de Guimarães, Conservatório de Música Terras de Santa Maria, Academia de Música de Viatodos, entre outras instituições. Desde setembro de 2025, leciona no CCM – Centro de Cultura Musical. Paralelamente, mantém uma atividade musical regular e diversificada, tanto a nível camerístico como orquestral, integrando atualmente a Orquestra Clássica da Maia, Orquestra Filarmónica de Braga e Orquestra AMASING, com as quais tem atuado em prestigiadas salas de espetáculo em Portugal e no estrangeiro, bem como participado em gravações discográficas.

e-mail: josepedrobrandao@ccm-inforartis.org

Licenciado em Música na vertente de Instrumento – Guitarra Clássica e o Mestrado em Educação, pela Universidade do Minho.  Ao longo da sua formação foi complementando aprendizagens em workshops, estágios e masterclasses com grandes nomes da guitarra clássica, como Andrew York, Román Gonzalez, Johannes Möller, Wolfgang Lendle, Celso Machado, Mak Grgic, Pedro Jesús Gómez, entre outros. Atuou diversas vezes em público, principalmente em ensemble, com destaque para as participações no Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, em 2013 e 2024, na apresentação da peça “Lanscapes of Santo Tirso”, de Ken Murray. É professor do Centro de Cultura Musical desde 2018.

e-mail: mariajoaobatista@ccm-inforartis.org

 Licenciada e Mestre em Música – Variante de Instrumento – Violino, pela ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e  Mestre em Ciências da Educação (Ensino de Música) pela Universidade Católica Portuguesa – Porto. Atualmente é investigadora do CIEd – Centro de Investigação em Educação e Doutoranda em Ciências da Educação na Especialidade de Desenvolvimento Curricular – Universidade do Minho. Tem apresentado comunicações em várias reuniões cientificas e realizado várias formações na área da Educação, Ensino da Música e Tecnologias da Educação. Publicou, em co-autoria, um artigo cientifico intitulado “Music performance anxiety inventory for adolescents” numa edição especial da Advances in Cognitive Psychology (Polónia) em 2022. Foi professora de violino na ARTAVE de 2011 a 2014. É docente do CCM desde 2010 e atualmente coordenadora didática e diretora dos Cursos Secundários de Música do CCM.

e-mail: oscarflecha@ccm-inforartis.org

Actualmente um dos principais promotores da guitarra em Portugal, a sua actividade abrange a organização de eventos, combinada com a sua carreira como professor, intérprete, compositor e produtor. Formado como professor de guitarra clássica no Conservatorio Nacional de Música de Buenos Aires, aperfeiçoou-se com Eduardo Isaac, Omar Cyrulnik, Miguel Ángel Girollet, Maria Isabel Siewers e vários outros. Também frequentou cursos de interpretação com David Russell, Segiswald Küijken, Leo Brouwer e Rosalyn Tureck, entre outros. Como solista, tem realizado concertos em diversas salas de Argentina e da Europa, nomeadamente o Teatro General San Martín de Buenos Aires, o Bolivar Hall de Londres, a St. James Church of Picadilly (obras da sua autoria), no Palácio dos Capitães-Generais (Açores) Toca frequentemente em grupos de câmara, tendo-se apresentado em diversas formações em salas como o Coliseu do Porto, a Casa da Música Porto e em Coimbra – Capital da Cultura. Como docente, tem ministrado vários cursos de aperfeiçoamento e master-classes, nomeadamente em Santo Tirso, Lousada, Porto, Ilha da Madeira, etc. É regularmente membro do júri em diversos concursos de guitarra nacionais e internacionais. É fundador e director artístico dos festivais "Encontros de Guitarra do Porto" em 1994 (o primeiro festival internacional de guitarra nesta cidade) e do "Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso" também em 1994. Foi fundador e presidente da Legato – Associação de Arte e Guitarra de Portugal e director da Colecção Legato "Música Portuguesa para Guitarra". No periodo de 2008 a 2013 foi director programador do Ciclo de Música Seis Cordas Seis Momentos realizado em Santo Tirso. É fundador do Portotango Ensemble, formação vocacionada para a interpretação da música de Buenos Aires. A partir de 2015 lidera o ensemble Borderline, um projeto de fusão que integra expressões acústicas e elétricas, clássicas e populares. O seu último álbum chama-se Santo Tirso Impressions. Com obras originais, inspirado nas obras escultóricas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) disseminadas pela cidade Santo Tirso. Impressions é também a banda sonora do filme Sculp, do realizador Joaquim Pavão. Foi distinguido pelo Município de Santo Tirso com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural. Lecciona no Conservatório Regional Centro de Cultura Musical (Santo Tirso/Famalicão)

e-mail: vaniafontao@ccm-inforartis.org

Natural de Guimarães, concluiu o Curso de Instrumentista de Cordas na ARTAVE (Escola Profissional Artística do Vale do Ave) e prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), onde estudou violino sob a orientação da professora Zofia Woycicka. É mestre em Ensino Especializado de Música pela Universidade do Minho. Além da sua formação académica, frequentou diversas masterclasses de violino com reconhecidos pedagogos como Boris Kuniev, Alexei Mijlin, Gerardo Ribeiro, Daniel Roland, Igor Lara e Yossi Zivoni, entre outros. Ao longo da sua carreira, tem colaborado com várias orquestras e trabalhado com maestros e solistas de renome, o que tem enriquecido a sua experiência musical e profissional. Atualmente é docente no Centro de Cultura Musical (CCM), onde leciona violino. Como Professora, tem vários alunos premiados em concursos e apresenta-se com regularidade a solo e em Música de Câmara.

Teclas

e-mail: anamoreirasilva@ccm-inforartis.org

Licenciou-se em piano (Curso de Performance) pela Escola Superior de Música do Porto, tendo como professores os pianistas Pedro Burmester e Miguel
Borges Coelho. Continuou a sua formação em Londres com o pianista Kevin Kenner e na Suiça (curso de pós-graduação Classe de Virtuositée no Conservatório Superior de Música de Fribourg com o Prof. Ricardo Castro). Foi aluna de Maria João Pires com quem aprendeu a olhar o piano como a “manifestação universal do espírito humano”. Frequentou diversos masterclasses de piano, destacando-se os cursos de Verão da Universitat Mozarteum, em Salzburg, o Curso Internacional de Música de Girona e os cursos ministrados em Belgais Center for Arts. Especializou-e em Musicoterapia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá de Henares (Madrid), e actualmente é formada em Sound Health and Wellness Coach pelo Institute of Health Sciences (Irlanda) e Sound Healer certificada pela British College of Sound Healing. Apresenta-se regularmente em conferências, divulgando a importância da musicoterapia, e realiza frequentemente formações e workshops sobre Medicina do Som. Os seus concertos imersivos cortam com o antigo padrão da sala de concerto clássica. Atualmente vê a sala de concertos como um espaço onde o impacto de todo o material sonoro que aqui se produz é invisível, mas sentido em todas as camadas do ser.

e-mail: alexandrapereira@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos de piano com Sérgio Coelho na Escola de Música do Grupo Musical de Fiães aos 10 anos de idade. Em 2015, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho na classe de Luís Duarte. Posteriormente, prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) onde estudou sob a orientação de Miguel Borges Coelho e Pedro Burmester. Vencedora do concurso interno Jovens Solistas EPME(2017), o qual lhe concedeu a oportunidade de se apresentar pela primeira vez a solo com a Orquestra Clássica de Espinho sob a direção do maestro Pedro Neves, no Auditório de EspinhoDurante toda a sua formação, recebeu orientação de pianistas renomados como Paulo Oliveira, Jorge Moyano, Lígia Madeira, Heribert Koch, Peter von Wienhardt e Artur PizarroDesde 2020, Alexandra exerce o cargo de professora de piano na Escola de Música do Grupo Musical de Fiães e na Associação Musical de Pedroso.

e-mail: franciscoseabra@ccm-inforartis.org

Mestre em performance pelo Conservatorium van Amsterdam (Países Baixos) onde estudou sob a orientação de Naum Grubert (2022). Conclui também, em 2020, o Mestrado em Interpretação Artística na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), na classe de piano da professora Madalena Soveral.

Na fase inicial do seu percurso académico estuda na Academia de Música de Espinho e na Escola Profissional de Música de Espinho com Ana Teresa Pires e Fausto Neves respetivamente. Atualmente, frequenta o segundo ano do Mestrado em Ensino da Música, na ESMAE, com o professor Pedro Burmester.

Foi premiado em vários concursos tais como, na 12a edição do Concurso Santa Cecília, no V Concurso Lopes-Graça, na 11a edição do Concurso de Piano Florinda Santos e, na 14a e 16a edições do Concurso Internacional Santa Cecília. Foi laureado ainda, em 2017, com o prémio de melhor acompanhador no Concurso Helena Sá e Costa.  Participa ainda em vários projetos artísticos e leciona no Centro de Cultura Musical desde 2022.

e-mail: magdamarques@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos musicais no Centro de Cultura Musical aos cinco anos de idade, tendo estudado com os professores Maria Manuel Sampaio, Ana Paula Macedo e José Alexandre Reis. Frequentou o Curso Superior de Música da Universidade de Aveiro, na classe do professor Vitali Dotsenko. Participou em Cursos e Masterclasses com os professores, Maria de Lourdes Ribeiro, Joel Bello Soares, Nina Kasimirova,e José Amaral Vieira. Apresentou-se em recitais (duo), no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, Universidade de Aveiro, Conservatório de Música de Coimbra, Conservatório do Vale do Sousa e Espaço Artes em Lousada. É professora de piano no CCM desde o ano 2001/2002.

e-mail: teresafernandes@ccm-inforartis.org

Começou os seus estudos musicais no Centro de Cultura Musical. Ingressou na Universidade do Minho, onde terminou a Licenciatura em Música na vertente de Interpretação – Instrumento e, posteriormente, o Mestrado em Ensino de Música, tendo como professor Luís Pipa.
Participou em masterclasses, aulas abertas e cursos de aperfeiçoamento com Constantin Sandú, Jorge Moyano, Luís Pipa, Joel Bello Soares, Angelo Guido, Paulo Oliveira, Justin Kravitz, entre outros.

Nos últimos anos participou em diversos ambientes musicais, tendo atuado principalmente com orquestra, ensambles, ou como pianista acompanhadora. Atualmente, é docente no CCM e na ARTAVE. Nestas escolas, para além da disciplina de Instrumento-Piano, já lecionou Instrumento de Tecla, Instrumento Acompanhamento e Acompanhamento e Improvisação. Tem também trabalhado regularmente como pianista acompanhadora nas audições e recitais do CCM.

e-mail: yuliarisova@ccm-inforartis.org

Iniciou no primeiro ano de escolaridade o curso de piano, coro e formação musical, no Instituto Cultural de Novokuznetzk, Rússia. Entre 2004 e 2009 frequentou o Instituto Siberiano de Relações Internacionais e Estudos Regionais onde tirou a Licenciatura em Relações Internacionais. Em 2009 veio para Portugal. Em 2012 reiniciou o estudo de piano e em 2013 começou a dar aulas privadas de piano. Em 2014 começou a requentar o Curso Livre de piano com o Professor Luís Pipa, na Universidade do Minho, o que lhe permitiu ingressar no Curso de piano na mesma Universidade, obtendo a Licenciatura. Lecionou piano na Fundação Real Colégio de Landim, dando aulas extra-curriculares no Colégio João Paulo II em Braga e nas instalações da Fundação em Landim. Em Setembro de 2023 integrou os quadros de professores de piano do CCM.

Sopros e Percussão

e-mail: andresilva@ccm-inforartis.org

Diplomado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, pela Universidade Católica Portuguesa e pela Royal Danish Academy of Music, na Dinamarca. Com diferentes valências, André trabalhou com inúmeras formações de câmara, destacando-se o Vindtro Quintett (2020-22), com o qual ganhou o Nordic Wind Chamber Music Competition. Foi principal reforço da Danish National Symphony Orchestra, tendo colaborado com mais de uma dezena de orquestras ao longo da sua carreira. André Silva é membro da Banda Sinfónica Portuguesa, membro fundador do Quarteto 4.1 e professor no Centro de Cultura Musical em Santo Tirso.

e-mail: brunocosta@ccm-inforartis.org

Bruno Costa iniciou os estudos musicais em 1997 na Escola de Música da Banda Musical de Paços de Ferreira com o professor António Carneiro. No ano 2000 ingressou no Centro de Cultura Musical onde trabalhou com o professor José Ricardo Freitas até ao 8º Grau. Em 2006 foi aceite na licenciatura em música na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na classe do professor Carlos Alves. Já no ano de 2012, iniciou na Universidade do Minho o Mestrado em Ensino na classe do professor Vítor Matos. Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento com os professores: António Saiote, Nuno Pinto, Luís Filipe Santos, Tiago Abrantes, Philippe Berrod, Iva Barbosa, Ivo Meccoli, Carlos Alves, Pedro Ladeira, Jesús Villa-Rojo, Tibor Reman, Matthias Schorn, Florent Héau, António Rosa, Bruno Graça, Juan Ferrer, Lenin Izaguirre, NIcolas Baldeyrou e Victor Pereira. Nas diversas orquestras em que participou, trabalhou com maestros: Francisco Ribeiro, Paulo Silva, José Ricardo Freitas, Christopher Bockman, Stefano Trasimeni, Maurício Dini Ciacci, Timothy Russel, Martin André, Vasco Pearce de Azevedo, Marc Tardue, Rui Massena, Pedro Neves e Jan Dobrzelewski, Ernst Schelle e Douglas Bostock. Atualmente é professor no Centro de Cultura Musical e na Escola de Música da Banda Musical de Paços de Ferreira.

e-mail: catarinapinheiro@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade, em saxofone, no Centro de Cultura Musical, na classe da professora Juliana Moreira. Aos 12 anos foi admitida na ARTAVE- Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe do professor Fernando Ferreira, onde em 2018, concluiu o 8o grau do Curso Profissional de Música- Saxofone. Nesta instituição, teve a oportunidade de integrar a Orquestra Juvenil do Vale do Ave e a Orquestra de Sopros ARTAVE e a Orquestra Sinfónica ARTAVE. Nestas orquestras teve a oportunidade de trabalhar com os maestros Maxime Tortelier, Hugo Ribeiro, David Silva, Luís Machado, Fernando Marinho, José Eduardo Gomes, Rafa Albors, Paulo Martins, Luís Carvalho, André Granjo, entre outros. Em 2018, ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas no curso de instrumentista de sopros- saxofone na classe do professor Carlos Canhoto. Nesta instituição participou em vários projetos de música de câmara, colaborando assim com o quarteto de saxofones da Esart. Frequentou masterclasses orientadas por saxofonistas de renome tais como Otis Murphy, Luís Ribeiro, António Filipe Belijar, Jérôme Laran, Hélder Alves, Tomás Jerez Munera, Alain Crepin, Asya Fateyeva, Vicent David José Massarrão, Arno Bornkamp, Pedro Bittencourt, entre outros. Em 2021, terminou a sua licenciatura em música, tornando-se assim licenciada pela Escola Superior de Artes Aplicadas, na mesma instituição frequentou o mestrado em ensino da música. Desde 2023 leciona a disciplina de saxofone no CCM – Centro de Cultura Musical.

e-mail: eliseucorreia@ccm-inforartis.org

Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe de trompete dos professores Stephen Mason e David Burt.
Estudou na Artave e frequentou o mestrado em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa. Colaborou com a Orquestra Ópera do Atlântico, Orquestra de Câmara de Coimbra, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Pedroso, Orquestra do Algarve e com a Orquestra do festival MusicAtlântico (Açores) com a qual se apresentou a solo. Participou na gravação de vários Cd’s e na estreia mundial de diversas obras. Em 2002 foi distinguido com o “Prémio Jovem Músico” atribuído pela Câmara Municipal da Trofa. Leccionou na Academia de Música de Lamego, Academia de Música de Rio de Mouro em Sintra, Academia de Música de Oliveira de Azeméis, Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães, no Conservatório de Música de Barcelos e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave. Concluiu a profissionalização em serviço na Universidade Aberta na área de Trompete e Classes de Conjunto. Actualmente lecciona no Centro de Cultura Musical as disciplinas de
trompete e classe de conjunto. É maestro da Orquestra Sinfónica do Ave e da Banda Musical de Lousada.

e-mail: joaolopes@ccm-inforartis.org

João Daniel Miranda Lopes nasceu em Leitões, Guimarães. Iniciou a sua formação musical na Academia de Música Valentim Moreira de Sá (AMVMSA), atual Conservatório de Guimarães, em trombone com o professor Rómulo Vieira, local onde terminou os estudos básico e secundário. A nível superior, concluiu a Licenciatura em Música no ano letivo 2019/2020, especializando-se na vertente de instrumento, trombone, sob a tutoria de Vítor Faria. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Área de Especialização em Instrumento na Universidade do Minho, sob a orientação do Professor Doutor Ângelo Martingo e o Professor Vítor Faria. Realizou o estágio profissional no Conservatório de Guimarães, sob supervisão dos professores Rómulo Vieira, em trombone, e Paulo Martins, em música de conjunto, realizando a defesa do relatório de estágio no mês de abril de 2023. A nível orquestral, integrou a Orquestra Sinfónica da AMVMSA, a Orquestra de Sopros da AMVMSA, Orquestra Sub-12 no âmbito de Guimarães – Capital Europeia da Cultura, a Orquestra Sinfónica da Universidade do Minho e Orquestra de Sopros da Universidade do Minho. Colaborou também com a Orquestra do Conservatório de Braga, Orquestra do Movimento Musical Cooperativo e a Banda Sinfónica Transmontana. Foi convidado para participar no estágio do Programa Melhores Alunos na UMinho e, também como convidado, participou nos estágios XIV Master Classe & Estágio de Orquestra da Guia e XVII EVAM – Estágio de Verão de Amarante. Colaborou com os maestros: Vasco Silva de Faria, Adriano Gonçalves, António Sérgio Ferreira, Jorge Fernandes, Paulo Martins, Vítor Matos, Pedro Neves, Artur Pinho Maria, Francesco Belli, José Maria Moreno, Hans Casteleyn, Dimitris Spouras, José Ferreira Lobo, Valter Palma, Salvador Sebastià, e Ignatius Wang. Participou em masterclasses e aulas de trombone com os professores David Silva, Bart Classens, Mark Hampson, João Martinho, Håkan Björkman, Csaba Wagner, Andrea Bandini, Martin Schippers, Lars Karlin, Gabriel Antão, Joseph Alessi, Petur Eiriksson, Francisco Rosario Vega e Ricardo Pereira – os últimos três na vertente de música de câmara. Integrou os Workshops “Treino Mental na Música”, orientado pela professora Margarida Fonseca Santos, “Vence a ansiedade e desfruta das tuas atuações”, orientado pelo músico e psicólogo Chus Vega e “Para além da Técnica e Performance”, orientado pelo professor Nuno Matos.

e-mail: joaoguedes@ccm-inforartis.org

Licenciado em Instrumentista de Orquestra pela Academia Superior de Orquestra em Lisboa, onde finalizou a sua formação em 2004. Em 2018, ultrapassou mais uma etapa da sua formação ao concluir o Mestrado em Ensino da Música na prestigiada Universidade Católica do Porto. Possui também o Curso de Instrumentista de Sopros, na Escola Profissional Artística
Vale do Ave que complementa a sua formação. Desde 2008, tem o prazer de exercer a sua missão como professor de Iniciação Musical, lecionando as disciplinas de Formação Musical, Classe de Conjunto e Instrumento nas classes de Flauta de Bisel e Trompa.

e-mail: joseantoniobarroso@ccm-inforartis.org

O início do seu percurso musical esteve ligado à filarmonia, mais concretamente à Banda Marcial de Arnoso.
O seu percurso académico teve início no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e terminou na Universidade Católica-Porto. Trabalhou com os professores Alexandre Fonseca, Kevin Waldroun, Jorge Almeida e David Burt. Participou em master classes com vários trompetistas de renome como Allen Vizzuti, Matthias Off, Michael Sachs, Guy Touvron e John Miller. Em 2004 participou no ITG em Denver nos Estados Unidos com o Ensemble Português de Trompetes, onde se apresentaram em concerto. Com o mesmo grupo, em 2005, participa numa semana de masterclasse no Northern Royal College de Manchester, com o prof. John Miller. Tocou como reforço com as principais orquestras portuguesas. Apresentou-se a solo com a Orquestra Académica Metropolitana na interpretação do Concerto de Haydn numa série de 3 concertos, um dos quais realizado no Centro Cultural de Belém. Interpretou com a Orquestra Artave o Concerto para 2 trompetes de Vivaldi. É Licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra e Mestre pela Universidade Católica-Porto. É docente no Centro de Cultura Musical desde 2008 onde leciona as Disciplinas de Trompete e Classe de Conjunto.

e-mail: josepedromartinho@ccm-inforartis.org

Nasceu em Guimarães em 1992. Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos,na Banda Musical de Caldas das Taipas e com 13 anos ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe de fagote do Prof. Paulo Martins e mais tarde com a Prof. Lurdes Carneiro. Em 2011 ingressou na Esmae com o Prof. Pedro Silva, com quem veio a trabalhar mais tarde na Universidade de Aveiro onde finalizou em 2019 o curso de Mestrado em Ensino na Universidade de Aveiro. Neste mesmo ano participou com “Pocket Duo” no “São Gonçalinho Street Arts Fest”, “I Festival de Percussão de Amarante”, em 2020 no “Peles – Internacional Drum Fest” e em 2021 foram convidados a realizar um concerto na plataforma “My Show At Home” Desde 2019 que é reforço de Fagote na Orquestra Filarmonia das Beiras. Em 2021 foi financiado pela Câmara Municipal de Guimarães, através do programa “Impacta” no âmbito de Criação Artística – Performance e Composição Musical – “O Mundo num Concerto”: ciclo de espetáculos multimédia sobre cultura e globalização e comtemporaneidade”, representando o Pocket Duo com a colaboração/composição de Samuel Peruzzolo. Gravou para a RTP no programa “Por estas Bandas” ao serviço da Banda Sinfónica Amizade com quem gravou um CD “7 pecados mortais” em 2022. Em 2023 participou no Certamen Internacional de Bandas de Música “Ciudad de Benavente com a Banda União Musical Pessegueirense onde abteve o terceiro prémio e em 2024 com a Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro onde obteve o segundo lugar. No ano letivo 2023/24 esteve envolvido na preparação e nas formações no projeto Erasmus+, organizado pela Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro, que culminou com uma semana de estágio internacional de orquestra de sopro Erasmus+, como formador e orientador. Leciona desde 2016 na Escola de Música da Banda Amizade, na vertente de fagote e orquestra de sopros e desde 2019 no Conservatório Regional de Música CCM (Centro de Cultura Musical).

e-mail: julianamoreira@ccm-inforartis.org

e-mail: margaridaferreira@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos no CCM – Centro de Cultura Musical onde, entre 2010 e 2018, completou o curso básico e secundário de música na classe da professora Liliana Leal. Em 2018, ingressou na Universidade do Minho, em Braga, para se especializar em flauta transversal, onde conclui a licenciatura em 2022. A sua experiência profissional inclui o cargo de professora de Flauta Transversal e Formação Musical na Escola de Música e Dança Filarmónica de Vermoim, em Maia, de setembro de 2021 a julho de 2022 e atualmente na Escola de Música “Sonhar com Arte”, em Riba D’Ave, na Casa da Música, em Vila Nova de Famalicão, na Escola de Música “Descoberta da Música”, na Maia, na WLPlay Academy, em Vila Nova de Famalicão, e no Centro de Cultura Musical. Ao longo da sua carreira, participou em diversos cursos e masterclasses importantes, incluindo o Curso Internacional de Técnicas e Aperfeiçoamento Instrumental na ARTAVE com renomados professores como Benoit Fromanger e Julie Moulin, e no festival Porto.Flute. Realizou estágios em várias orquestras, como a Orquestra de Sopros ARTAVE e a Orquestra Sinfónica da Universidade do Minho, com maestros como Rafa Albors, José Eduardo Gomes, André Granjo, Fernando Marinho, Luís de Carvalho, Pedro Neves, Vítor Matos, José Maria Moreno, entre ooutros. Atualmente, encontra-se a concluir o seu Mestrado em Ensino da Música – especialização em flauta transversal, na Universidade do Minho.

e-mail: dianagonçalves@ccm-inforartis.org

Diana Gonçalves, natural de Valongo, iniciou os seus estudos musicais, em 2011, no CCM- Centro de Cultura Musical, na classe de oboé do Professor Pedro Leal. Em 2013, prosseguiu os seus estudos na ARTAVE – Escola Artística do Vale do Ave, na classe do Professor Domingos Freitas. Em 2023, termina a sua Licenciatura em Música (oboé), na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe do Professor Ricardo Lopes. No ano letivo 2022/2023 é aceite no programa Erasmus onde teve oportunidade de estudar na Hemu – Ècole de Musique de Lausanne, na classe do Professor Jean-Louis Capezzali. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com diversos professores, tais como: Diethelm Jonas, Ralph Van Daal, Jean-Louis Capezzali , Thomas Indermuhle, Ricardo Lopes, Fabien Thouand, Nora Cismondi, Clement Noel, Dominik Wollenweber, Nelson Alves, Pedro Ribeiro, Samuel Bastos, Hugo Ribeiro. Ao longo do seu percurso tem colaborado com Orquestras Académias e Profissionais, como por exemplo, Orquestra Académica da Filarmónica Portuguesa (2021 e 2024), Orquestra Aproarte (2018), Orquestra Com Spirito, Orquestra Filarmónica de Braga, Ópera na Academia e na Cidade, Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve, entre outras. Lecionou na Escola Profissional de Música de Mirandela, na Academia de Artes de Chaves e no Conservatório de Música de Gondomar. Atualmente, encontra-se no 2o ano do Mestrado em Ensino da Música na ESMAE/ESE, no Porto.

e-mail: nunosilva@ccm-inforartis.org

e-mail: pedroleal@ccm-inforartis.org

e-mail: raquelsilva@ccm-inforartis.org

iniciou os seus estudos de Flauta Transversal em 2003, com as professoras Liliana Leal e Noémia Rocha. Em 2008, foi admitida na Banda Militar do Porto e começou a Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação do Porto, juntamente com um curso livre de Flauta Transversal na Academia de Música Costa Cabral. Em 2013, ingressou na Licenciatura em Música na Universidade do Minho, onde concluiu o Mestrado em Ensino de Música em 2018. Possui experiência em várias orquestras, incluindo a Orquestra Académica e a Orquestra Profissional da Universidade do Minho.

e-mail: sofiarego@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na classe de Flauta Transversal do professor Rui Paulo Sousa, concluindo o curso de instrumentista de sopros em 2007. No mesmo ano, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), na classe da professora Raquel Lima. Posteriormente, no ano letivo 2014/2015, iniciou o mestrado em Ensino de Música, na Universidade do Minho, na classe do professor Gil Magalhães, tendo realizado o Estágio Profissional na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Ao longo do seu percurso profissional, frequentou cursos de formação em Flauta e Música de Câmara com diversos professores, destacando-se Carol Wincenc, Catherine Rawdou, Clare Southworth, Stephanie Wagner, Marc Grouwels, Paulo Barros, Olga Prats, entre outros. A nível orquestral, integrou a APROART nas edições 2010 e 2011, Orquestra Sinfónica e Orquestra de Sopros da EPMVC (atual ARTEAM), Orquestra Sinfónica e Orquestra de Sopros da ESMAE, Orquestra das Galas “Dragões d´Ouro”, Remix Ensemble, Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro, Orquestra Projeto Artave, entre outros. Em 2011, obteve o 1º prémio no Concurso “Helena Sá e Costa” em música de Câmara, na formação de quinteto clássico e, em 2012, com a mesma formação, representou Portugal no Festival Harmos, realizado na Casa da Música. Ao longo dos anos e enquanto flautista, colaborou com diversos músicos/artistas Portugueses nos mais variados contextos. Atualmente, enquanto membro do recente projeto Filipe Gachineiro, desempenha um papel ativo na divulgação da Música Tradicional Portuguesa. No que respeita à prática docente, iniciou o seu caminho em 2011, na Academia de Música Fernandes Fão, onde colaborou como professora de Flauta Transversal, Música de Câmara e Coordenadora do Departamento de Sopros. Enquanto Coordenadora de departamento, foi membro fundador do Concurso de Sopros do Alto Minho, que realizou este ano a sua 9ª edição. Por fim, em 2015 ingressou no corpo docente do Centro de Cultura Musical – Conservatório do Vale do Ave, onde leciona até então a disciplina de Instrumento.

e-mail: tiagotavares@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical Junqueirense, tendo seguido o seu percurso académico no Conservatório de Música da Jobra, Escola Profissional de Música de Espinho e Universidade do Minho. É licenciado em Interpretação –  Percussão, e Mestre em Ensino de Música. No âmbito do seu mestrado, realizou um estágio sob o tema “A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música”. ⁋ Durante o seu percurso teve oportunidade de trabalhar com percussionistas de renome internacional, onde se destacam Nuno Aroso, Luís Fernandes, Rui Rodrigues, Joaquim Alves, Emmanuel Séjourné, entre outros. ⁋ Enquanto percussionista, teve a oportunidade integrar diversas orquestras e grupos de música de câmara nacionais, tais como Orquestra da Costa Atlântica, Orquestra Ópera no Património, Orquestra de Jazz da EPME, Grupo de Percussão da EPME ou Grupo de Percussão da UMinho. Com a Orquestra Clássica de Espinho, apresentou a obra “Spices Perfums and Toxins” (2º e 3º andamentos) de Avner Dorman. ⁋ Atualmente, é docente de percussão no CCM – Centro de Cultura Musical e Maestro Adjunto da Banda Musical Junqueirense, onde colabora também como percussionista.
CANTO

e-mail: angelasilva@ccm-inforartis.org

Licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, concluiu o Grau de Mestre em Ensino da Música no Ensino Básico em 2014. Iniciou a sua atividade profissional como docente de iniciação musical, em 2010, no CCM/ARTAVE. Licenciada em Canto, concluiu o grau de Mestre em Ensino da Música, em 2020, pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, sob orientação da Prof. Fernanda Correia. Frequentou Master classes com a prof. Enza Ferrari, prof. Elisabete Matos, prof. António Salgado e prof. Sara Braga Simões.


Teórico-Prático

Formação musical

e-mail: 

e-mail: daviddasilva@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos musicais com cinco anos no acordeão. Obteve a licenciatura de Professor de 1º ciclo – variante de Educação Musical na Escola Superior de Educação em Viana do Castelo e Mestre em Ensino Profissionalizado da Música na Universidade Católica do Porto.

Ingressou como professor de Iniciação Musical em 2009 no Centro de Cultura Musical, lecionou as disciplinas de Formação Musical e Coro no CCM e Artave. Actualmente é coordenador da área didática de Formação Musical no CCM.

O seu percurso paralelo no instrumento tem sido uma constante, possuindo neste momento o seu próprio projeto musical, de forma preservar e divulgar as tradições e cultura Portuguesa através da música. 

e-mail: isabelcampos@ccm-inforartis.org

Curso Complementar de Violoncelo, no Centro de Cultura Musical.
Licenciatura em Educação Musical, na Escola Superior de Educação do Porto.
Mestrado em Ensino de Música, Escola Superior de Educação/ ESMAE do Porto.
Professora de Iniciação Musical e Formação Musical no Centro de Cultura Musical.
Oradora no Fórum Educa (2024) – “A Iniciação Musical no 1º Ciclo – CCM”.

e-mail: isabelsousa@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos musicais no Centro de Arte e Cultura Popular de Bairro. Ingressou na
Artave em 1989, no 10º ano, na Classe de Violino com o professor José Camarinha. Prosseguiu Estudos Académicos na Universidade de Aveiro no Curso de Licenciatura em Ensino de Música, nas classes dos professores Fernando Calazans, Yossif Grinman e David Loyd. É professora no CCM desde 1998 tendo lecionado as disciplinas de Violino, Viola d´Arco, Coro, Acústica Musical e Formação Musical acumulando o cargo de coordenadora das Disciplinas Teórico Práticas.
É diretora do Polo das Caldas da Saúde desde setembro 2024.

e-mail: lilianacorreia@ccm-inforartis.org

Licenciou-se em Professores do Ensino Básico – Variante de Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto. Posteriormente ingressou no Mestrado em Ensino da Música – ramo Formação
Musical, na Escola Superior de Educação do Porto.
Leciona atualmente flauta transversal, formação musical, cavaquinho e classe de conjunto em escolas de música privadas e expressão musical no ensino pré-escolar (JI da Escola E.B.1 de Guimarei). Atualmente, e desde 2010, é professora no Centro de Cultura Musical, onde leciona as áreas do Curso de Iniciação Musical e Formação Musical, do ensino articulado.

e-mail: luisarodrigues@ccm-inforartis.org

Licenciada em Ensino Básico, variante Educação Musical e Mestre em Ensino Vocacional da Música, na área da Formação Musical, pela Universidade Católica Portuguesa é desde 2009 professora de Iniciação Musical e Ensino Básico Articulado nas areas de Formação Musical e Classe de Conjunto no Centro de Cultura Musical.
Entre 2010 e 2020 lecionou, paralelamente, na Casa da Música de Vila Nova de Famalicão. Atualmente leciona Formação Musical na Escola Arquidiocesana de Música Litúrgica São Frutuoso em Braga.

História da Música e Cultura das artes

e-mail: daniaaraujo@ccm-inforartis.org

Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais eHumanas da Universidade Nova de Lisboa, com o Prémio de Mérito e Excelência em 2011. Concluiu o Mestrado em Ensino da Música em 2015, na área de docência em Ciências Musicais (História da Música) e Formação Musical, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Desde 2011 leciona na ARTAVE e no CCM, onde teve a oportunidade de trabalhar em várias disciplinas relacionadas com as Ciências Musicais, nomeadamente História da Cultura e das Artes, Teoria e Análise Musical, Análise e Técnicas de Composição, Física do Som, Acústica Musical e Organologia, Formação Musical e Formação Auditiva. Nos anos letivos de 2016-2017 e 2017-2018, lecionou na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho a unidade curricular de História da Música e Análise I. Atualmente, leciona as disciplinas de História da Cultura e das Artes e Teoria e Análise Musical na ARTAVE, onde desempenha também o cargo de Diretora de Turma, e as disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Análise e Técnicas de Composição no CCM.

Análise e Técnicas de Composição

e-mail: daniaaraujo@ccm-inforartis.org

Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais eHumanas da Universidade Nova de Lisboa, com o Prémio de Mérito e Excelência em 2011. Concluiu o Mestrado em Ensino da Música em 2015, na área de docência em Ciências Musicais (História da Música) e Formação Musical, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Desde 2011 leciona na ARTAVE e no CCM, onde teve a oportunidade de trabalhar em várias disciplinas relacionadas com as Ciências Musicais, nomeadamente História da Cultura e das Artes, Teoria e Análise Musical, Análise e Técnicas de Composição, Física do Som, Acústica Musical e Organologia, Formação Musical e Formação Auditiva. Nos anos letivos de 2016-2017 e 2017-2018, lecionou na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho a unidade curricular de História da Música e Análise I. Atualmente, leciona as disciplinas de História da Cultura e das Artes e Teoria e Análise Musical na ARTAVE, onde desempenha também o cargo de Diretora de Turma, e as disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Análise e Técnicas de Composição no CCM.

e-mail:


Classes Conjunto

e-mail: andresilva@ccm-inforartis.org

Diplomado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, pela Universidade Católica Portuguesa e pela Royal Danish Academy of Music, na Dinamarca. Com diferentes valências, André trabalhou com inúmeras formações de câmara, destacando-se o Vindtro Quintett (2020-22), com o qual ganhou o Nordic Wind Chamber Music Competition. Foi principal reforço da Danish National Symphony Orchestra, tendo colaborado com mais de uma dezena de orquestras ao longo da sua carreira. André Silva é membro da Banda Sinfónica Portuguesa, membro fundador do Quarteto 4.1 e professor no Centro de Cultura Musical em Santo Tirso.

e-mail: angelasilva@ccm-inforartis.org

Licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, concluiu o Grau de Mestre em Ensino da Música no Ensino Básico em 2014. Iniciou a sua atividade profissional como docente de iniciação musical, em 2010, no CCM/ARTAVE. Licenciada em Canto, concluiu o grau de Mestre em Ensino da Música, em 2020, pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, sob orientação da Prof. Fernanda Correia. Frequentou Master classes com a prof. Enza Ferrari, prof. Elisabete Matos, prof. António Salgado e prof. Sara Braga Simões.

e-mail: cristinaveloso@ccm-inforartis.org

Licenciada em Violino na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Universidade Católica do Porto em 2015, com profissionalização em violino e classe de conjunto. Lecionou na Academia de Música de Viatodos a disciplina de violino. Desde 2010 que é docente no Centro de Cultura Musical nas áreas de iniciação musical e classes de conjunto.

e-mail: eliseucorreia@ccm-inforartis.org

e-mail: filipaandre@ccm-inforartis.org

Licenciada e Mestre em Ensino da Música, pela ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) na classe do Professor Jed Barahal. Durante o ano de 2019 foi docente na Academia de Música de Trancoso, na Escola de Música da A.D.R.C. de Aguiar da Beira e no Centro de Formação Musical de Mêda. Fez parte do corpo docente do Conservatório de Terras de Santa Maria e da Academia de Música Grupo Estrela de Argoncilhe até ao ano de 2021. Actualmente leciona no CCM e na Academia de Música de Espinho.

e-mail: joseantoniobarroso@ccm-inforartis.org

O início do seu percurso musical esteve ligado à filarmonia, mais concretamente à Banda Marcial de Arnoso. O seu percurso académico teve início no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e terminou na Universidade Católica-Porto. Trabalhou com os professores Alexandre Fonseca, Kevin Waldroun, Jorge Almeida e David Burt. Participou em master classes com vários trompetistas de renome como Allen Vizzuti, Matthias Off, Michael Sachs, Guy Touvron e John Miller. Em 2004 participou no ITG em Denver nos Estados Unidos com o Ensemble Português de Trompetes, onde se apresentaram em concerto. Com o mesmo grupo, em 2005, participa numa semana de masterclasse no Northern Royal College de Manchester, com o prof. John Miller. Tocou como reforço com as principais orquestras portuguesas. Apresentou-se a solo com a Orquestra Académica Metropolitana na interpretação do Concerto de Haydn numa série de 3 concertos, um dos quais realizado no Centro Cultural de Belém. Interpretou com a Orquestra Artave o Concerto para 2 trompetes de Vivaldi. É Licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra e Mestre pela Universidade Católica-Porto. É docente no Centro de Cultura Musical desde 2008 onde leciona as Disciplinas de Trompete e Classe de Conjunto.

e-mail: nunosilva@ccm-inforartis.org

e-mail: rodrigooliveira@ccm-inforartis.org

Rodrigo Oliveira começou os seus estudos musicais em 2006 no Curso de Música Litúrgica do Centro de Cultura Católica do Porto, onde estudou piano, direção e órgão. Após uma pausa, retomou os estudos na Universidade do Minho em Direção Coral e depois na Universidade de Aveiro, onde se licenciou em Direção, Teoria e Formação Musical. No momento, termina o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, com especialização em Direção Coral e Instrumental e Formação Musical. Paralelamente, tem atuado como organista e pianista acompanhador em diversas instituições e exerce funções de professor de piano, formação musical e coro na Escola de Música da Paróquia Nossa Senhora da Boavista e no Centro de Cultura Musical/Artave. Como maestro, dirige o coro Voces Verbi, o Almagraham e o Grupo Coral da Igreja dos Pastorinhos. Em 2023, recebeu o prémio de Melhor Maestro no Vocal Art Choir Competition, onde o coro Voces Verbi alcançou o 2º lugar.

e-mail: vitorcorreia@ccm-inforartis.org

Iniciou os seus estudos musicais no Convento de Santo António, ingressando posteriormente na classe de piano da professora Manuela Moura na Academia de música Fernandes Fão. Licenciado na Variante Educação Musical – Professores do Ensino Básico Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação e mestre em Ensino da Música, Formação Musical e Classes de Conjunto – Vocal e Instrumental, é docente no CCM – Centro de Cultura Musical desde o ano 2008 até à presente data. Iniciou a sua atividade como professor de iniciação musical, lecionou as disciplinas de Formação Musical e Classes de Conjunto no CCM. De 2017 a 20224 as disciplinas de Formação Auditiva, Classes de Conjunto – Coro e Projetos Coletivos na ARTAVE. Desde o ano 2023 até à presente data leciona ainda as disciplinas de Física do Som, Produção e Edição musical e Formação em contexto de trabalho na ARTAVE. Paralelamente está ligado a vários projectos nacionais e internacionais ligados ao som. Colabora nos serviços de reforço sonoro e edição musical nas empresas MP produções; Noisy Audiovisuais; ScreenMotion; Fresh Produções; Razoável Aplauso; entre outras.


Iniciação Musical

e-mail: andreribeiro@ccm-inforartis.org

Iniciou os estudos musicais na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – Artave, na classe de flauta transversal. Licenciou-se em Professores do Ensino Básico – Variante de Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto. Mais tarde, concluiu o Mestrado em Ensino da Música pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto, em Ensino Vocacional da Música, na Área da Formação Musical. Lecionou flauta transversal, formação musical e classe de conjunto na Casa da Música entre 2013 e 2018. Também foi docente de expressão musical no ensino pré- escolar (JI Vilarinho das Cambas, Infantário Júlio Brandão, Colégio Talvaizinho). Atualmente, e desde 2008, é professora no Centro de Cultura Musical, onde leciona as áreas do Curso de Iniciação Musical, tendo, também, lecionado no Ensino Articulado de Música, as áreas de Classe de Conjunto e Formação Musical.

e-mail: anasousa@ccm-inforartis.org

Licenciada em Educação Musical, variante do 1º Ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação em Viana do Castelo, onde finalizou a sua formação em 2007. Em 2018, alcançou um marco importante na sua carreira ao concluir o Mestrado em Ensino da Música na renomada Universidade Católica do Porto. Possui também o Curso Básico de Piano (5º grau) no Centro de Cultura Musical, que complementa a sua formação. Desde 2008, têm a honra de exercer a sua vocação como professora de Iniciação Musical, lecionando aulas de Formação Musical, Classe de Conjunto e Instrumento (Flauta de Bisel). Tendo anteriormente, contribuindo para o desenvolvimento artístico dos alunos na Formação Musical e Classe de Conjunto, no âmbito do Ensino Básico em Regime Articulado no CCM.

e-mail: angelasilva@ccm-inforartis.org

Licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, concluiu o Grau de Mestre em Ensino da Música no Ensino Básico em 2014. Iniciou a sua atividade profissional como docente de iniciação musical, em 2010, no CCM/ARTAVE. Licenciada em Canto, concluiu o grau de Mestre em Ensino da Música, em 2020, pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, sob orientação da Prof. Fernanda Correia. Frequentou Master classes com a prof. Enza Ferrari, prof. Elisabete Matos, prof. António Salgado e prof. Sara Braga Simões.

e-mail: davidferreira@ccm-inforartis.org

Licenciado em clarinete pela Universidade do Minho, terminou o Mestrado em Ensino da Música variante de Clarinete e Classe de Conjunto pela mesma instituição em 2019. Iniciou a sua atividade profissional em 2016 como professor de clarinete no Conservatório de Música da Maia. Atualmente é professor no departamento de Iniciação Musical no CCM e Clarinetista na orquestra OAC sediada na Maia. Frequenta o último ano do curso de direção de orquestra de sopros na Academia Europeia de Direção de Banda.

e-mail: diogofaria@ccm-inforartis.org

e-mail: ildamoreira@ccm-inforartis.org

Curso Complementar de Canto, no Centro de Cultura Musical. Licenciatura em Educação Musical, na Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica do Porto. Foi oradora nas 1ª Jornadas de Pedagogia no Ensino especializado da Música (2011) – ”Um projeto artístico musical na Fundação Castro Alves e CCM” e oradora no Fórum Educa (2024) – “A Iniciação Musical no 1º Ciclo – CCM”. É professora de Iniciação Musical e Diretora do Curso de Iniciação Musical.

e-mail: isabelcampos@ccm-inforartis.org

Curso Complementar de Violoncelo, no Centro de Cultura Musical.
Licenciatura em Educação Musical, na Escola Superior de Educação do Porto.
Mestrado em Ensino de Música, Escola Superior de Educação/ ESMAE do Porto.
Professora de Iniciação Musical e Formação Musical no Centro de Cultura Musical.
Oradora no Fórum Educa (2024) – “A Iniciação Musical no 1º Ciclo – CCM”.

e-mail: joaoguedes@ccm-inforartis.org

Licenciado em Instrumentista de Orquestra pela Academia Superior de Orquestra em Lisboa, onde finalizou a sua formação em 2004. Em 2018, ultrapassou mais uma etapa da sua formação ao concluir o Mestrado em Ensino da Música na prestigiada Universidade Católica do Porto. Possui também o Curso de Instrumentista de Sopros, na Escola Profissional Artística Vale do Ave que complementa a sua formação. Desde 2008, tem o prazer de exercer a sua missão como professor de Iniciação Musical, lecionando as disciplinas de Formação Musical, Classe de Conjunto e Instrumento nas classes de Flauta de Bisel e Trompa.

e-mail: lilianacorreia@ccm-inforartis.org

Licenciou-se em Professores do Ensino Básico – Variante de Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto. Posteriormente ingressou no Mestrado em Ensino da Música – ramo Formação Musical, na Escola Superior de Educação do Porto. Leciona atualmente flauta transversal, formação musical, cavaquinho e classe de conjunto em escolas de música privadas e expressão musical no ensino pré-escolar (JI da Escola E.B.1 de Guimarei). Atualmente, e desde 2010, é professora no Centro de Cultura Musical, onde leciona as áreas do Curso de Iniciação Musical e Formação Musical, do ensino articulado.