- CCM
- Estudar no CCM
- Iniciação Musical CCM
Iniciação Musical CCM
O PROJECTO DE INICIAÇÃO MUSICAL
O Projecto de Iniciação Musical proporciona a aprendizagem musical nas Escolas do 1° ciclo dos concelhos de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso.
O CCM – Centro de Cultura Musical propõem-se assim iniciar os alunos mais pequenos das diversas escolas da região que abrange no estudo da música.
Esta iniciativa resulta do desenvolvimento dos projectos do ensino da Música iniciados há mais de duas décadas pelo CCM – Centro de Cultura Musical em parceria com as Escolas, financiados pelo Ministério da Educação, contando com a colaboração da autárquica.
Actualmente, o ensino da música nas classes de Iniciação estende-se a cerca de 10 Agrupamentos de Escolas do primeiro ciclo da região do Vale do Ave e nos três Polos do CCM.
O Projecto de Iniciação Musical tem duas modalidades o Ensino Coadjuvado da Música e o Curso de iniciação.
Ensino Coadjuvado da Música
Disciplina:
Iniciação Musical
Integrada na área das expressões musicais
Curso de iniciação
Carga horária:
- Três tempos 45 minutos
Disciplinas
- Formação Musical
- Classes de Conjunto
- Instrumento
Instrumentos
O CCM disponibiliza a maioria dos equipamentos e instrumentos musicais a utilizar nas aulas.
Cordas:
- Violino
- Violoncelo
- Guitarra
Sopros – Madeiras:
- Flauta transversal
- Clarinete
- Saxofone
- Oboé
- Fagote
Sopros – Metais:
- Trompete
- Trompa
Teclas e Percussão
- Piano
- Percussão
Locais de Formação
- Nas Escolas com Protocolo com o CCM
- Nos Polos do CCM – Vila Nova de Famalicão e Caldas da Saúde e Fundação Castro Alves (Bairro)
Avaliação
Os alunos estão sujeitos às regras de avaliação vocacional da música. A avaliação é muito simplificada neste nível de ensino, pretendendo principalmente manter informados os professores, pais e alunos da sua evolução. A avaliação é escalonada em quatro níveis: Muito Bom, Bom, Suficiente e Insuficiente.
Pré – Inscriçoes
As pré-inscrições são efectuadas no website do CCM ou impresso próprio (disponibilizado nos serviços administrativos de cada Polo)
ESCOLAS INSERIDAS NO PROJECTO
O CCM enquanto agente promotor da actividade cultural e musical da região, providencia a 10 Agrupamentos de Escolas e a mais de 1200 alunos formação e outras actividades.
A função pedagógica assume uma importância vital, pois é nas camadas mais jovens que se pode cultivar o gosto pela música e pela técnica instrumental. Motivar, esclarecer, deixar florescer o instinto musical e implementar técnicas e métodos recomendáveis a tão novos aprendizes, de forma a que cresçam e que se façam ouvir.
Permitir o acesso a um grau de excelência no ensino a alunos do 1° ciclo é uma aposta eficaz numa educação que transcenderá os limites do som, criando o hábito de trabalho e de esforço que é imprescindível para singrar no nosso mundo.
Polo das Caldas da Saúde – Santo Tirso
- Instituto Nun’Alvres
- Agrupamento de Escolas D. Dinis
- Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo
Polo da Fundação Castro Alves – Bairro
- Agrupamento de Escolas Terras do Ave
- Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
Polo de Vila Nova de Famalicão
- Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco
- Agrupamento de Escolas D. Maria II
- Agrupamento de Escolas D. Sancho I
- Agrupamento de Escolas de Ribeirão
- Colégio Mais Plural
AUDIÇÕES DE INSTRUMENTO
A experiência precoce de uma apresentação, ao vivo e a solo, de um jovem interprete é sem dúvida uma experiência marcante. Esse momento, esse desafio, encarado com coragem e disciplina, poderá revelar uma vocação e determinar um caminho a seguir. O CCM orgulha-se do privilégio de conceder essa oportunidade a tantos e tão jovens músicos.
CONCERTOS
Todos os anos os alunos de iniciação apresentam-se em concerto, como mostra da qualidade e trabalho colectivo desenvolvido com esforço e determinação. Estes concertos são oportunidades perfeitas para que os nossos aprendizes se mostrem ao mundo.
LIGAÇÃO À COMUNIDADE
A prática da aprendizagem musical por parte dos nossos alunos faz com que sejam agentes privilegiados nas actividades curriculares das várias escolas que integram. Este facto é principalmente notório não só no número de eventos mas também na qualidade dos mesmos.
DIVULGAÇÃO
Apostando num futuro onde a música se torna um elemento fulcral na composição da identidade e onde o seu método e disciplina são encarados como naturais, o CCM acredita no desenvolvimento do Projecto da Iniciação Musical. A divulgação das atividades e a captação do interesse de novos alunos é uma das tarefas essenciais para dar continuidade ao projecto. Os Concertos Didácticos intitulados “Aprender um Instrumento Musical no CCM” são destinados a aluno do 1° Ciclo e têm como objectivo a divulgação dos instrumentos musicais e o incentivo à prática da Música nas escolas.