A Instituição

O CCM, fundado em 1979, é o mais antigo e maior Conservatório de Música da Região do Vale do Ave, porventura o maior Conservatório de Música privado do país, com Autonomia Pedagógica para todos os níveis de ensino e que serve toda a região do médio Ave, em particular os concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão onde tem Instalações.

Tem a sua sede em Santo Tirso (Caldas da Saúde) no Colégio das Caldinhas, uma delegação em Vila Nova de Famalicão que funciona desde 1989 e posteriormente em 2011 abriu novas instalações na Fundação Castro Alves, para apoio aos estudantes dos Agrupamentos de Pedome (Vila Nova Famalicão) e Vila das Aves e Negrelos (Santo Tirso). É o promotor privilegiado da Artave- Escola Profissional Artística do Vale do Ave, reconhecido como um dos projetos mais consistentes do ensino da música em Portugal. Com a ARTAVE partilha instalações, recursos humanos e materiais, em regime de complementaridade.

O CCM tem desenvolvido uma ação determinante na difusão musical com os Municípios de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso parceiros na resposta cultural e educativa da população em que a escola está inserida. Ao longo dos anos tem concretizado projetos de atividades artísticas e musicais, dando um importante contributo para o desenvolvimento do gosto musical e para a formação de músicos.

OS POLOS

Polo Fundação Castro Alves

Polo de Vila Nova De Famalicão

Sede: Polo de Santo Tirso (Caldas da Saúde – Colégio das Caldinhas)

Visão e missão

O CCM acredita que a atividade artística e musical é central na formação dos jovens, promovendo competências transversais à formação de cidadãos conscientes, intervenientes e socialmente envolvidos, enriquecidas com valores universais que são apanágio das artes musicais e veículo privilegiado na aproximação de povos e de culturas. Sermos competentes neste desafio que é a educação de jovens na preparação de um futuro cheio de esperança e recheado de valores integrais é extramente desafiante. É nossa missão podermos dar ferramentas científicas como o conhecimento, o desenvolvimento das capacidades, mas sobretudo ao nível das atitudes e valores, numa construção integral do ser humano, como forma de sustentação futura.

O Centro de Cultura Musical enquadrando-se especificamente na rede portuguesa de escolas do Ensino Especializado da Música procura responder, prioritariamente, às necessidades culturais, educativas e de ensino especializado artístico da população escolar da região em que se insere, o Médio Ave, abrangendo os concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, procurando uma permanente abertura ao meio e atenção constante ao contexto inerente a cada aluno, contando para tal tarefa com o importante apoio do Estado, através de compromissos estabelecidos e a estabelecer com o Ministério da Educação, com os Municípios acima referenciados e com outras entidades públicas e privadas.

Enquanto obra da Companhia de Jesus e da Igreja em Portugal, o Centro de Cultura Musical enquadra-se na conceção educativa expressa nos documentos: Ideário do Colégios da Companhia de Jesus, Características da Educação da Companhia de Jesus e Pedagogia Inaciana, e a sua consideração do homem, da educação e da sociedade, dirigindo-se à Educação e ao Ensino.

Na sociedade contemporânea, com uma educação generalizada que privilegie a formação de cidadãos informados, ativos e críticos, o papel das artes performativas não pode ficar de fora e teve de adotar uma conceção de escola mais aberta, massificada que valorize as artes, com um papel determinante na construção do ser humano. O ensino da música tem uma importância significativa para os jovens, nomeadamente ao nível do desenvolvimento social e colaborativo, da motivação e compromisso com os seus pares, de uma aprendizagem interativa e partilhada e de um desenvolvimento do trabalho em equipa.

Objectivos e metas

Desde a sua fundação, em 1979, o Centro de Cultura Musical de Caldas da Saúde procura ser uma estrutura de formação artística vocacionada para, fora dos grandes centros urbanos, fomentar e desenvolver a aprendizagem artística e musical e a intervenção ativa na vida musical das populações.

O ensino da música tem como objetivo na educação, contribuir para o desenvolvimento psicomotor, socio-afetivo, cognitivo. Para desenvolver uma competência multifacetada e de forma eficaz é necessária uma combinação de conhecimentos teóricos, aptidão, metodologias pedagógicas adotadas e os atributos pessoais. Neste processo de aprendizagem o ensino da música favorece ainda a sensibilidade a criatividade, a noção rítmica e o prazer pela música para além de desenvolver a imaginação, a concentração e a memória. Estão reunidos aqui “domínios” facilitadores para o desenvolvimento integral dos jovens.

Objectivos Pedagógicos

Na globalidade, é um projeto que tem como objetivo abranger todos os planos da vida musical:

• A formação o especializada do ensino da música dos jovens

• A especialização

• A iniciação musical

• A formação de adultos e vocações tardias

• A divulgação da cultura musical no píblico mais geral